quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Minha Paixão - Como tudo começou

Ninguém sabe ao certo como tudo começou. Nem mesmo eu...

Talvez tenha sido mesmo no outono de 1965, quando minha mãe, D. Regina, me colocou no berço, em meu quarto todo decorado com carrinhos. Ou talvez tenha sido pouco depois, durante as viagens que minha família fazia para todos os lugares a bordo de Corcel, Dodges, Landaus, Karmanns Ghia TC, e eu prestava atenção a cada movimento do meu pai na direção...




Uma coisa é certa: no dia em que meu pai me colocou no banco do motorista de um Passat LS 1975, nos idos de 1976, eu sabia exatamente o que fazer. Lembro como se fosse hoje! Para surpresa do Sr. Píndaro, meu pai, eu engatei a primeira e saí mansinho, mansinho, e andei por todo o sítio da família, em Lusiânia, GO. Estava com 11 anos.

Se é difícil definir o começo da minha paixão por carros, minha paixão por carros antigos é um pouco mais fácil: meu pai, que sempre gostou e possuiu carros do ano, estava em dificuldades financeiras e buscava oportunidades melhores. Por isso minha família toda se mudou de Juiz de Fora para Brasília, no dia 04 de julho de 1973. A viagem foi feita a bordo de um Chrysler Imperial 1947. Durante o caminho, vimos vários carros novos enguiçados à beira da estrada, e nosso "velhinho" firme e forte, do alto dos seus 26 anos! Lembro que meu pai ficou impressionado com a resistência do carro, e eu, irremediavelmente apaixonado!

Com o passar do tempo, minha família se estabeleceu em Brasília e meu pai foi trocando seus carros por modelos cada vez mais novos: um Aero Willys 69 branco, um Itamaraty 68 preto (perfeito!!!) até chegar ao Passat LS 1975 0Km. O da minha primeira vez!

A partir daí, ele passou a trocar de carro cada vez com mais frequência: Caravan 1976, Caravan Comodoro 1978 0Km, Dodge 78 e 79, Landau 81, 82 e 83. E, em todos esses anos, durante a crise do petróleo, fazia dobradinha com vários outros carros. Durante a semana usava o econômico, pra curtir o de passeio durante os finais de semana e nas viagens longas. Foram Chevettes, Fuscas e outros carros mais econômicos, sendo o último um Fusca 1500 Ocre Marajó 1973. Quando ele pôde comprar um Passat TS 1979 0Km, eu passei a usar esse Fusquinha. Eu tinha 17 anos.

Um comentário:

Diógenes disse...

Eu tenho um fusca 1973 ocre marajó 1300. Sou apaixonado por carros antigos tb...